Serviços

Projetos Arquitetônicos

O projeto arquitetônico é essencial para a realização de qualquer obra, seja ela residencial, comercial ou corporativa. Através dele são analisadas as diversas possibilidades de construção em um terreno, encontrando a melhor solução espacial para atender as necessidades dos clientes. Assim, ele surge como a materialização de uma ideia, alinhando sempre funcionalidade e estética.

Além disso, o projeto arquitetônico considera outros fatores, sendo eles: As características do terreno, a funcionalidade dos espaços, a beleza e harmonia das formas, o conforto dos usuários, as técnicas construtivas, os materiais que serão utilizados, as leis e normas técnicas, bem como os custos e o prazo da obra.


Para o seu desenvolvimento, a Arq. Manoella Gaidzinski divide a atividade em quatro grandes etapas. Conheça mais a seguir:

ESTUDO PRELIMINAR: A primeira etapa de projeto, como o nome já sugere, compreende os estudos iniciais para a edificação. Nesta fase é muito importante que a arquiteta conheça e compreenda todas as necessidades e expectativas dos clientes, afinal, o projeto arquitetônico é desenvolvido de forma personalizada. Após o levantamento inicial de todas as informações, a arquiteta desenvolve uma proposta espacial do projeto, a qual será apresentada para o cliente através de planta-baixa e maquete eletrônica.

ANTEPROJETO: Após a aprovação do estudo preliminar por parte dos clientes, a arquiteta inicia a etapa de anteprojeto. Nela, serão gerados todos os documentos e desenhos técnicos necessários para o completo entendimento da proposta, permitindo a elaboração de orçamentos e estimativa de custos para a execução da obra.

PROJETO LEGAL: Após a análise de custos e aprovação final do projeto arquitetônico por parte dos clientes, é desenvolvido o projeto legal, contendo todas as informações necessárias para aprovação nos órgãos competentes.

PROJETO EXECUTIVO: Após aprovação do projeto arquitetônico em todos os órgãos competentes, é desenvolvido o projeto executivo. Este contemplará todas as informações, descrições e detalhamentos necessários para a correta execução da obra.


Vale lembrar que o projeto arquitetônico deve ser feito necessariamente antes da etapa de construção, tendo como função a garantia de que a obra sairá exatamente como o planejado.

Projeto de Interiores

O projeto de interiores é o conjunto de soluções que envolvem fatores como ergonomia, luminotécnica, conforto acústico, conforto térmico e suas relações diretas com a estética, a serem implantadas no interior de ambientes residenciais, comerciais ou corporativos, de acordo com a necessidade do espaço e de seus usuários.

Assim, o projeto de interiores planeja tudo o que se pretende fazer com o espaço interior disponível, já dimensionado anteriormente no projeto arquitetônico. Ele procura unir praticidade, funcionalidade e estética, considerando as necessidades dos usuários e pensando sobretudo nas sensações que o espaço deverá trazer.

Um mesmo espaço pode receber inúmeras composições. Assim, um bom projeto de interiores é desenvolvido de forma personalizada, de acordo com os sonhos e anseios do proprietário.

Quando realizado por um profissional habilitado, o projeto de interiores pode sugerir modificações físicas dos espaços, como mudanças de paredes, ajustes de elétrica e hidráulica. Além disso, ele avalia elementos como o tamanho e proporção do mobiliário, formas e revestimentos, cores, tecidos, fibras, texturas e iluminação.

Ao entender as necessidades do cliente, a arquitetura de interiores possui um papel fundamental em projetos residenciais, pois influencia e direciona a rotina de seus moradores, sua qualidade de vida e bem-estar. Por isso, acreditamos que ele deve ser contínuo ao projeto arquitetônico, garantindo uma satisfação plena e uso integral do espaço edificado, de acordo com a necessidade de cada família e usuário.